Márcio Mossoró: Um bom exemplo.

@ Nesse artigo relatamos a trajetória do atleta mossoroense, Márcio Mossoró pelos campos de futebol do Brasil e do mundo. Homem simples, família, determinado, predestinado e vencedor. Atleta dedicado, aplicado, inteligente, rápido e de muita garra, que o fazem um jogador amado pela torcida e admirado por aqueles que o comandam. Certa vez, conversando com Mossoró, perguntei: “Por que você está jogando mais atrás no Braga quando acompanhamos seu sucesso na Copa do Brasil como um atacante indo pra cima tentando fazer gols?”… E, ele respondeu: “Na Europa, para o treinador o importante não é sua maneira de jogar e sim a maneira que o clube precisa que você jogue… e emendou, se Eu não fizer o que o treinador me manda fazer, ele me tira… Vejamos um pouco da vida futebolística desse atleta, que bem poderia ser aproveitada como exemplo para os jovens que sonham fazer carreira de jogador. Foto: ao lado de Pedrinho(irmão) e Nicolas(filho).

José Márcio da Costa.

Nascido em Mossoró RN no dia 4 de julho de 1983, filho de “Seu Geraldo e dona Grandinha” tem quatro irmãos, que jogam/jogaram futebol, casado com Alline com quem tem seu maior troféu: Nícollas. Márcio incorporou o nome da sua cidade ao seu, tornando-se para o mundo do futebol, Márcio Mossoró ou simplesmente Mossoró como é comumente chamado. Com esse gesto, involuntariamente, tem colocado o nome de Mossoró na mídia nacional e internacional. Entendo até, que deveria ser homenageado pela cidade, de forma a preservar o ídolo, que serve como um ótimo exemplo para a juventude.

Santa Catarina Clube

Apresenta uma história de vida com muita luta. Desde os primeiros passos na sua terra natal, teve sempre como maior companheira, a inseparável BOLA. Das peladas nos campos de areia em Mossoró até os tapetes verdes da Europa foi sempre, um predestinado, perseverante um guerreiro. Iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, no Ferroviário de Fortaleza em 2001 e já em 2002 deixava o Nordeste indo para a equipe do Santa Catarina Clube, da cidade de Blumenau(SC)  onde ficou por pouco tempo.

Apesar das saudades da família, das dificuldades de jogar em time pequeno, com obstinação, marca dos guerreiros, não desistiu. Seguiu carreira transferindo-se para o PAULISTA da cidade de JUNDIAÍ(SP), até então um time de pouquíssima expressão. No PAULISTA, Márcio deu seu primeiro e grande passo para o sucesso. Foi vice-campeão Paulistão/ 2004 e passou a ser reconhecido pelo ‘mundo da bola’. Em 2005,  sob o comando do jovem treinador Vagner Mancini, sagrou-se campeão da Copa do Brasil, sendo o grande destaque da equipe. Numa memorável final contra o Fluminense, marcou um gol e esse título deu a inédita vaga para o PAULISTA na Copa Libertadores de 2006. Veja vídeo…

Após a Copa do Brasil, tendo recebido algumas propostas, fez opção de integrar o elenco do Internacional de Porto Alegre onde atuou de Julho/2005 até Junho/2007. Nestes dois anos no sul, sob o comando de ABEL Braga e ao lado dos companheiros, entre outros: (Fernandão, Renteria, Jorge Vagner, Clemer, Fabiano Eller…) participou das conquistas: Libertadores de 2006  e a RECOPA Sul-americana de 2007. Por infelicidade(contusão) não foi ao Japão para a disputa do mundial de clubes em 2006. O Inter ganhou o mundial na célebre final contra o Barcelona, (1×0)  gol de Adriano Gabirú. Na foto ao lado comemorando um gol ao lado do atacante colombiano Renteria.

 

Em julho/2007, aos 23 anos, começa a carreira internacional de Márcio. Foi emprestado pelo Inter para o MARÍTIMO da , Ilha da Madeira Portugal. Após a boa temporada 2007/2008,  sob o comando treinador brasileiro Sebastião Lazzaroni,  onde teve destacada atuação, foi levado por Jorge JESUS para o BRAGA em 2008 que o adquiriu junto ao Internacional, firmando a partir de junho/2008 um contrato de quatro anos.

Márcio chegou ao Sporting Clube de BRAGA, no dia 01 de julho de 2008, e permanece no clube há quatro temporadas  com o seguinte desempenho na Liga Nacional: 2008/09 – 5o. lugar – 50 pontos 2009/10 – 2o. lugar – 71 pontos;2010/11 – 4o. lugar – 46 pontos;2011/12 – 3o. lugar – 62 pontos). O desempenho do Braga, até então, na Liga Nacional desde a fundação tinha sido um 4o. lugar.

Como consequência do desempenho apresentado, a equipe participou da Liga dos Campeões da Europa e da Copa da UEFA quando sagrou-se vice-campeã. O resultado da temporada 2011/12, coloca novamente o BRAGA na Liga dos Campeões. O Sporting de Braga é hoje um clube de referência nacional que disputa a hegemonia do futebol português com os outros três tradicionais clubes portugueses (Benfica, Porto e Sporting).

@ Márcio recebeu homenagem individual em alguns momentos:

– Márcio Mossoró é o “padrinho” do I Torneio de Futebol do Hospital de Braga. Competição patrocinada pelos profissionais da saúde da cidade de BRAGA.

- O canto de guerra das “bancadas” para exaltar o jogador:  “Ninguém pára o Mossoró,Ia-ia- ôôÔ!!!…”

– Por duas vezes, Márcio Mossoró foi escolhido, pelo Sindicato dos Jogadores, o melhor entre os melhores do mês.

– veja o vídeo da entrega de prêmio: 

@ Na última temporada, o treinador Leonardo Jardim escolheu a onzena mais habitual: Quim;  Salino, Douglão, Ewerton e Elderson;  Custódio, Hugo Viana e Mossoró;  Alan, Helder Barbosa e Lima.

@ Márcio renovou recentemente contrato até junho de 2014, com cláusula de rescisão de 13.0 milhões de Euros. Cerca de 35 milhões de Reais. Esse valor mostra que o jogador tem estabilidade no clube e boa valorização no mercado da bola.

E.C. Baraúnas

@ Falando á respeito de encerrar a carreira, disse:  “Vai demorar um pouquinho. Quero jogar por mais seis, sete anos, em outras equipes e depois defender o meu clube do coração (Baraúnas). Vou fazer história no meu Leão”, prometeu o jogador, que apesar da carreira brilhante não jogou ainda profissionalmente por clubes do seu estado.

@ Márcio Mossoró… Um bom exemplo!

4 Comentários

  1. João Paulo Nunes disse:

    Parabéns pela belíssima matéria, Alcindo. Se eu já era um leitor assíduo do blog, depois disto virei fã. Grande abraço e continue com a sua imparcialidade, que é a marca registrada do Blog.

  2. zezinho mossoro disse:

    PARABENS ALCINDO JUNIOR PELA MATERIA,TODOS OS DIAS ESTOU LENDO SEU BLOG…E SEMPRE NOS DA FAMILIA DE SEU GERALDO ACOMPANHAMOS SEU COMENTARIOS PELA RADIO QUE VÇ COMENTA…SOMOS FAN DO SEU TRABALHO…ABRAÇOS E FICA COM DEUS….

  3. RONALDO disse:

    Legal saber que o Mossoró está se dando bem no Braga de Portugal sou de jundiaí onde em 2005 tivemos a nossa maior conquista com o Paulista hoje a relidade do galo de jundiaí é bem diferente daquele ano Mossoró deixou saudades!

  4. OGENILSON disse:

    BOA NOITE, FICO CONTENTE EM SABER QUE AS BENÇÃOS DO SENHOR JESUS ESTA EM SUA VIDA. O SENHOR DISSE A JOSUÉ NA CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA: VAR NESSA SUA FORÇA E CORAGEM ! PARA MEDITAÇÃO. SL 103 – BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR, E TUDO QUE HÁ EM MIM BENDIGA AO SEU SANTO NOME. BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR, E NÃO TE ESQUEÇAS DE NEM UM SÓ DE SEUS BENEFÍCIOS. ELE É QUEM PERDOA TODAS AS TUAS INIQUIDADES; QUEM SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES; QUEM DA COVA REDIME A TUA VIDA E TE COROA DE GRAÇA E MISERICÓRDIA; QUEM FARTA DE BENS A TUA VELHICE, DE SORTE QUE A TUA MOCIDADE SE RENOVA COMO A DA ÁGUIA. PARABÉNS PELA NOVA CONQUISTA. VAR COM ESSA TUA FORÇA QUE O SENHOR É CONTIGO. SUA VITÓRIA É A MINHA VITÓRIA. QUE AS BENÇÃOS DO SENHOR ESTEJA EM TODA TUA VIDA. MÁRCIO SEJA FIEL AO SENHOR EM TUDO, QUE EU TENHO CERTEZA QUE ELA FARÁ COM VOCÊ COMO FEZ COM JOSÉ. O SENHOR ERA COM JOSÉ, QUE VEIO A SER HOMEM PRÓSPERO; E ESTAVA NA CASA DE SEU SENHOR EGÍPICIO. VENDO POTIFAR QUE O SENHOR ERA COM ELE E QUE TUDO O QUE ELE FAZIA O SENHOR PROPERAVA EM SUAS MÃOS…. Gn 39 “ISSO SERVE PARA OS SEUS COMANDANTES DE EQUIPE” QUE AS BENÇÃOS DOS CÉUS ESTEJAM EM SUA VIDA E FAMÍLIA. JESUS DISSE: EU SOU O CAMINHO, A VIDADE E A VIDA.

Comments are closed.